O 'como se' da indignação
A indignação com o comportamento alheio se explica, salvo casos muito extremos, por nossa vaidade nos impedir de nos enxergarmos com seus olhos. Vós dizeis: é como se as coisas fossem dessa e daquela maneira. Em geral, vós não vos indignais pela forma tal qual as coisas se mostram e são, mas pela forma como, supostamente, elas aparentam ser. Vossa vaidade exige essa distinção.
A inclusão do como se poupa a humanidade de um exercício desgostoso: o olhar alheio, o inferno. O como se, ao mesmo tempo, preserva duas boas imagens que nos são caríssimas: a que temos de nós, a que temos dos outros. Eles vos tratam como se não gostassem de vós? Ora, meus amiguinhos, e de onde vem tamanha certeza de que gostam de fato? Removei o como se de vossa indignação e ela irá embora, sem solo em que se apoiar.
Mas aí resta a tristeza. Eu sei, eu sei, vós sois bons demais para ficardes tristes. Indignai vos, pois. Afinal, a indignação guarda dignidade.
A inclusão do como se poupa a humanidade de um exercício desgostoso: o olhar alheio, o inferno. O como se, ao mesmo tempo, preserva duas boas imagens que nos são caríssimas: a que temos de nós, a que temos dos outros. Eles vos tratam como se não gostassem de vós? Ora, meus amiguinhos, e de onde vem tamanha certeza de que gostam de fato? Removei o como se de vossa indignação e ela irá embora, sem solo em que se apoiar.
Mas aí resta a tristeza. Eu sei, eu sei, vós sois bons demais para ficardes tristes. Indignai vos, pois. Afinal, a indignação guarda dignidade.
4 Comentários:
Socorro!!!
Que será que ele quis dizer com essa história toda?
Em verdade, essa escrita cheira a um Nietzsche metafísico (isso não é uma crítica)... Bem, espero que ser algum escreva imbecilidades sobre o que acabei de dizer... Enfim, tudo se passa COMO SE fosse um elogio crítico ao amigo Kant
a indignação guarda dignidade...
Est-ce l'inferne les autres?Acho Sartre tão chatinho...
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