Da falta de espelhos
O inferno de Sartre não tinha espelhos . Isso significa dizer que lá não havia possibilidade de falar de si mesmo em terceira pessoa . E o demônio por acaso conhece outros pronomes que não o eu?
Osespelhos nos garantem que não somos simplesmente nós , mas que também podemos ser outros , que somos outros para alguém . Essa certeza delimita nosso próprio ser , funda os limites dentro dos quais nos constituímos e, ao mesmo tempo , permite que fujamos de nós mesmos nos tratando como personagens . Podemos ser outros aos nossos olhos , abrir um discurso sobre nossas falhas e fraquezas , dissertar sobre nossa vileza - um espelho instaura distância.
Noinferno não há espelhos . Não é que o inferno sejam os outros , de fato, nunca gostei dessa formulação, que guarda sempre num impulso misantrópico uma discreta possibilidade de redenção. O inferno é a impossibilidade mesma de nos tornarmos outros para nós . É a condenação à eterna referência de si, o eu absoluto . E tudo o que desejaríamos seria um mísero espelho para cujo reflexo pudéssemos voltar nossa indisposição .
Os
No
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial