Descaminhos: Dos conhecimentos intestinos

domingo, julho 30, 2006

Dos conhecimentos intestinos

Examinai as publicações de uma época para compreenderdes sua situação espiritual. A operação há de se dar em duas frentes distintas e complementares: o exame das publicações periódicas, de um lado, e das publicações em geral, de outro.
Todas as publicações se prestam a esse trabalho a um só tempo digno e repugnante, à semelhança de uma coprocultura, destinado apenas a homens de constituição gástrica demasiado peculiar. Contudo, as publicações periódicas, em particular, revelam os limites da possibilidade de uma desregrada dieta. Os periódicos se distinguem das demais publicações porque nessas o princípio de expelição é interno, de modo que se prestam à observação da consciência que uma época tem sobre si, enquanto que naqueles, os periódicos, o princípio de expelição é externo (determinado pela própria periodicidade, tamanho, temática e público-alvo do jornal, por exemplo), o que faz com que a imperiosa necessidade de publicação obrigue a uma regurgitação involuntária de seus entulhos intestinos e inconscientes, mais ou menos como se através da publicação de seus jornais uma sociedade se encontrasse numa espécie de eterna diarréia induzida.
Um material não substitui o outro: é confrontando o que se pretendeu com o que se precisou dizer que o estudioso descobre o engodo de seu paciente, na discrepância entre o que se encontra na amostra fecal e aquilo que, supostamente, o paciente acredita ter ingerido.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial