Descaminhos: Os insultos do nosso tempo

terça-feira, novembro 22, 2005

Os insultos do nosso tempo

Quando quiserdes insultar com discrição, o melhor caminho é vos mostrardes surpresos pelo destinatário de seu elogio cumprir exatamente o que dele se espera. Poucos ouvidos estarão prontos para reconhecerem o insulto, é verdade, mas o prazer de insultar é egoísta e quase indiferente ao fato de o insultado conhecer seu papel: muitas vezes até, bem o se diga, o insulto é ainda mais aprazível, por si mesmo justificado e redimido, quando passa invisível pelos ouvidos bestificados.
Estamos no tempo sombrio em que o desempenho das funções essenciais arrebata corações. Seria engraçado – insultante, na verdade - dizer que um determinado piloto de aeronaves é um bom piloto apenas porque é capaz de decolar, pilotar e pousar sem levar à morte dezenas de pessoas. Dizei que uma comida é boa porque alimenta bastante e que aquela pedra é sensacional porque se pedrifica exemplarmente!
A máxima destinação nunca se esgota no mero exercício de uma função – ainda que esse exercício tenha se realizado de forma numericamente superior ao ordinário. Afinal, um escritor que escreve bem é só um tantinho melhor – se chegar a ser algum tantinho, enfim - do que um imbecil diligente em sua imbecilidade.

1 Comentários:

Blogger Lala´s disse...

A resposta recai, pois, somente na limitação do vocabulário. Falhas de linguagem. Cheguei aqui pelo Good Writing Is Sexy. Muito legal. Abs do Lala´s

25 de jan. de 2006, 15:13:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial